20/11/2010

Pinguim com bico quebrado recebe prótese em zoo de Niterói

'Tungo' passou por cirurgia nesta sexta-feira (19).
A ave se acidentou em uma hélice de barco, em agosto.

Liana Leite
Do G1 RJ

O pinguim apelidado de "Tungo" por funcionários do zoológico de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, passou por uma cirurgia na tarde de sexta-feira (19) para recompor o bico quebrado em agosto. Segundo o zoológico, a ave ficou presa na hélice de um barco. O acidente aconteceu em Búzios, na Região dos Lagos.

Neste sábado (20), "Tungo" já se alimenta normalmente. Após a cirurgia, o pinguim recuperou sua capacidade de pinçar os alimentos. Anteriormente, ele precisava que os veterinários segurassem o peixe.

Especialista do zoo estudam a possibilidade de polir e pintar o bico do animal, que ficou esbranquiçado pela prótese de resina implantada. A nova intervenção seria apenas por questões estéticas.

Após se recuperar, a ave será transferida, com outros 29 pinguins, para o Monterey Bay Aquarium, na Califórnia, EUA, onde está sendo realizado um programa de reprodução em cativeiro da espécie que hoje encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção.

16/11/2010

Cerca de 50 pessoas fizeram uma caminhada em Palhoça (SC) pela cadelinha queimada viva

Pedra vivia no bairro Aririu em Palhoça-SC e foi queimada viva. Socorrida e internada em uma clínica veterinária, não resistiu às queimaduras que atingiram praticamente todo o seu corpo conforme noticiou a ANDA em reportagens anteriores.

Nesta segunda-feira (15), em torno de 50 manifestantes e membros das ongs ObaFloripa, APRAP-Protetores e Amigos dos Animais de Palhoça, Instituto Ambiental Ecosul, WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal,  RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais e grupo Adote  um Patudo realizaram uma manifestação pacífica com apitaço pedindo justiça e respeito aos animais.


Vestindo camisetas confeccionadas especialmente para a ocasião, levando alguns cães e portando faixas e cartazes clamando por justiça, percorreram um trajeto de aproximadamente cinco quilômetros entre o local da concentração até o rancho de pescadores onde Pedra foi queimada, na cidade de Palhoça.

Seguidos por uma viatura da Polícia Militar, durante a manifestação, que durou  três horas, o grupo era saudado e apoiado por moradores indignados com a crueldade praticada contra o animal indefeso.

15/11/2010

Escola municipal promove projeto de adoção de animais de rua em Porto Alegre (RS)

O prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker, participaram, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), do evento de Educação Ambiental e a tutela responsável de animais.

Numa parceria entre a escola e a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos da prefeitura (Comppad), foi realizado o lançamento da camiseta do projeto ‘Vira-latas: adote essa ideia”, como forma de arrecadar fundos para o tratamento de animais de rua.

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS - Prefeito José Fortunati e primeira -dama, Regina Becker, na Abertura do Projeto LIAU - Educação Ambiental e do Projeto "Vira-Latas: Adote esta idéia".

A primeira-dama, responsável pelo Comppad, falou aos presentes sobre a importância do movimento em defesa aos animais, que cresce no mundo inteiro. “É nossa obrigação prestar solidariedade aos animais, que são só amor. É uma demonstração respeito e solidariedade com o próximo”, destacou. Regina disse, ainda, que as crianças se tornam seres melhores e mais solidários quando aprendem a respeitar e amar ao próximo.

“A maldade se estabelece até os sete anos, depois a criança não aprende a ter compaixão. O ser humano tem que amar além dele próprio”. Regina finalizou seu discurso enfatizando que o trabalho realizado na escola é reconhecido pela Rede Internacional de Proteção Animal, com mais de 500 mil participantes do mundo todo.

Ações

A primeira-dama anunciou ações da prefeitura que estão sendo organizadas pelo Comppad. Destacou a licitação de uma empresa para castração de 3.072 animais, visando ao controle populacional dos animais nas vilas. E a parceria da prefeitura e da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que assinam nesta segunda-feira, dia 8 de Novembro, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua da cidade.


O ônibus é adaptado com um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da Capital. Além desse veículo, a doação de outro ônibus permitirá suporte para atender a demanda dos animais abandonados.

O prefeito Fortunati cumprimentou a escola pelo trabalho de conscientização com os alunos, professores e comunidade. “Sabemos que não é uma luta fácil, pela dificuldade de compreensão da sociedade da relação entre o homem e o animal. Até há pouco tempo, era proibido ter animais nas escolas, estamos aos poucos progredindo”, enfatizou o prefeito.

Segundo a vice-diretora da escola, Gabriela de Camillis, o projeto “Vira-latas: adote essa ideia”, já encaminhou para adoção, apenas neste ano, mais de 60 animais, entre cachorros e gatos, vítimas de abandono e maus-tratos, que apareceram na escola. Ela destacou que por meio de parcerias os animais são tratados, medicados, castrados, até a adoção.


Segundo Gabriela, há uma lista de interessados, e quando há um animal para doação, uma equipe da escola vai até a casa da família, para ver se há condições para abrigar o animal. Disse, ainda, que mantém na escola, no mínimo, dois animais para que as crianças aprendam sobre tutela responsável.

Na ocasião, os estudantes fizeram apresentações artísticas, que tinha como tema o cuidado com os animais. Foi distribuída aos presentes a cartilha do Comppad, que trabalha na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de tutela responsável e contra os maus-tratos.



Fonte: Solidariedade Animal

ANDA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DE DIREITOS ANIMAIS

14/11/2010

Cão é resgatado após cair de penhasco em parque nos EUA

Acidente ocorreu quando Doc treinava para virar caçador no Colorado.
Ele escorregou 25 m, parou em saliência de rocha e escapou de queda pior.

Do G1, com AP

Resgatista desce penhasco na sexta-feira (12) para salvar um cão springer spaniel que estava preso em uma saliência de pedra. (Foto: AP)

O incidente com o cão Doc ocorreu no parque estadual Lake Pueblo, no condado de Pueblo, no estado americano do Colorado. (Foto: AP)

Doc ficou preso na manhã de quinta-feira, durante um treinamento para se tornar um cão de caça. Ele escorregou cerca de 25 metros até parar na saliência, e escapou de caiu em um desfiladeiro de mais de 60 metros. (Foto: AP)

Depois do susto, o cão reencontrou-se com seu dono. (Foto: AP)