30/09/2010

II Seminário de Atualização Técnica em Leishmaniose Visceral Americana

Prezados Associados e Colaboradores da UIPA,

Segue abaixo texto informativo sobre o "II Seminário de Atualização Técnica em Leishmaniose Visceral Americana", organizado por Fowler Braga, do Projeto Focinhos Gelados, que há anos, dedica-se ao estudo do tema. O evento se realizará no dia 12 de novembro, das 8h30 às 18h30, no auditório master da ABIMAQ, no Jabaquara, próximo à estação São Judas do Metrô ( 500 metros), com estacionamento no próprio prédio. Inscrições no site http://www.focinhosgelados.com.br

Saudações

Vanice Orlandi
Presidente

A leishmaniose visceral americana, a despeito de toda informação já disponível, continua avançando no território nacional e atingindo novos estados.

Ainda mesmo no final de agosto de 2010 foi divulgado por Florianópolis de oito cães soropositivos para leishmaniose visceral e o município passou a ser monitorado, colocando Santa Catarina no foco da discussão. Florianópolis vai ser um grande desafio pois o foco principal está no meio da mata atlântica e os métodos consagrados de combate ao mosquito, que é o uso de inseticidas nas residências e peridomicílio está fora de questão, pois o dano ambiental seria desastroso. Neste momento está em Florianópolis uma equipe multidisciplinar do Fiocruz para avaliar as espécies silvestres do local, bem como, a busca do vetor de transmissão pois nas capturas iniciais não foi localizado o vetor clássico, o flebotomínio ou mosquito-palha. Então a busca da solução adequada vir pelo esforço conjunto de órgão oficiais da saúde pública, técnicos(veterinários, biólogos), universidades, ONG´s de proteção e defesa animal e a própria comunidade local e sociedade.

O ano de 2010 foi muito profícuo em Seminários sobre a leishmaniose visceral. Até o final do ano já teremos contabilizados 12 eventos no território brasileiro, ou seja, um por mês. E este número de eventos se justifica pois ainda é grande o desconhecimento sobre seu mecanismo de transmissão, diagnóstico correto e prevenção, pois é uma doença que não tem cura parasitológica, apenas são tratados os sintomas ( em humanos e animais), sendo que para cães o tratamento utilizando medicamentos de uso humano é proibido. No Estado de São Paulo é claro o avanço da zoonose em direção a capital e informação é a palavra-chave, que nos levará a prevenção.

Daí a importância deste Seminário para o Estado de São Paulo onde temos praticamente 12.000 veterinários.

Neste ano, em particular, teremos a presença de técnicos do Ministério da Saúde e também um consultor indicado pelo próprio Ministério, para que a discussão ocorra em ambiente de cordialidade e buscando as melhores informações para a classe veterinária e estudantes. A WSPA Brasil fará o lançamento da campanha "Leishmaniose - informação é a melhor prevenção" com três peças gráficas.

O evento não está fechado para a população em geral, porém, advertimos que a linguagem técnica será privilegiada.

As inscrições podem ser feitas no site http://www.focinhosgelados.com.br

Local - auditório master da ABIMAQ, no Jabaquara, próximo a estação São Judas do Metrô ( 500 metros) e com estacionamento no próprio prédio. No site, além das informações do próprio Seminário, na área de Serviços é encontrada a lista de restaurantes e hotéis. Há dois hotéis com tarifa especial para o evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário