20/04/2010

Chico Xavier foi o tema do 3º Congresso Espírita Brasileiro



Escrito por SILVIO LUIZ DE OLIVEIRA

De 16 a 18 de abril de 2010, na Capital Federal do Brasil, a bela cidade de Brasília, realizou-se o 3º Congresso Espírita Brasileiro, com a presença de mais de 5.000 participantes, entre congressistas e equipe de trabalho. Os atos do Congresso realizaram-se nas dependências do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com participantes de todo o Brasil e de vários outros países. Chico Xavier foi o tema central do evento, com especial atenção à sua extensa obra bibliográfica e suas influências no cotidiano de cada um. Também foram lembrados fatos envolvendo a pessoa de Chico Xavier assim como sua intensa vida como consolador de almas sofridas e de fiel servidor aos princípios de Jesus, tendo a caridade como seu principal objetivo.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Vice-Presidente da República, José Alencar e com a presença de diversos Ministros de Estado. Também presentes representantes dos Correios e Telégrafos e de outras entidades que lançaram produtos alusivos ao Congresso.

A conferência de abertura ficou a cargo de Divaldo Pereira Franco com o tema “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”.

Os trabalhos, pela parte da manhã, iniciaram as 9h30 encerrando-se pouco depois das 13hs. O presidente das FEB, Nestor Masotti deu por abertos os trabalhos, saudando os presentes e dissertando sobre os objetivos do Congresso. O Vice-Presidente da República, José Alencar, fez significativa manifestação referindo-se à pessoa de Chico Xavier, demonstrando ter acompanhado, mesmo que de longe, sua trajetória de benefícios à Humanidade. José Alencar foi aplaudido de pé pelo público presente e emocionado agradeceu com expressivo sorriso. Encerradas as cerimônias de abertura e lançamentos de selos, medalhas e outros documentos relativos ao homenageado, foi proferida a conferência inaugural. No período da tarde as demais conferências e entrevista coletiva com Divaldo Franco, Nestor Masotti e Raul Teixeira. Estes os expositores da tarde, com seus temas: Altivo Ferreira, com “A codificação Espírita e as Obras Psicografadas por Chico Xavier”; Wagner Gomes da Paixão, com “O trabalho de atendimento feito por Chico Xavier, Neusa Aparecida de Assis e Wagner Gomes da Paixão”; César Soares dos Reis, com “A Contribuição do Brasil no Progresso Espiritual da Humanidade”; Haroldo Dutra Dias, com “A interpretação evangélica e filosófica da doutrina Espírita por Emmanuel”; Antônio César Perri de Carvalho, com “Os romances Históricos de Emmanuel”. À noite, apresentação artística com Plínio de Oliveira, com “Sinfonia ao Amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário